Logo BTS Empresa de Tradução

Google implementa tradução simultânea em ferramenta

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Nesta segunda-feira (16), o Google lançou a nova versão de sua ferramenta Google Tradutor (ou Translate, na versão norte-americana original). Entre as novidades apresentadas, a tradução simultânea, recurso de leitura de caracteres em alfabeto romano e a opção de ouvir a expressão em inglês quando se traduz para esse idioma.

Além do novo visual, a função que mais chama atenção é a da tradução simultânea. Escreva qualquer coisa e a ferramenta traduz na língua desejada em tempo real, tornando desnecessário o uso do botão “traduzir” (embora ele permaneça sendo exibido). Para quem escreve rápido, é preciso um pouco de paciência, já que o site não chega a ser tão ágil e pode precisar da frase inteira para estabelecer o real sentido da sentença.

Outro recurso útil é a habilidade de exibir traduções de certas línguas em caracteres romanos. Por exemplo, é possível traduzir para o japonês a frase “conheça o portal da Band” e obter como resultado “pōtaruno bando nitsuite” em vez dos caracteres orientais.

“Esperamos que essas melhorias tornem mais fáceis e divertidos a leitura, aprendizado e comunicação com línguas estrangeiras”, afirmou Awaneesh Verma, gerente de produtos do Google, em um post do blog oficial da empresa. O Tradutor oferece atualmente 51 línguas, representando “mais de 98% dos usuários da internet” e combinando em 2.550 pares de traduções.

Fonte: http://www.band.com.br/jornalismo/tecnologia/conteudo.asp?ID=223628

5/5 - (3 votes)

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp