Tradução Juramentada

Se a sua empresa procura traduções juramentadas rápidas e confiáveis, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de tradução.

A tradução juramentada é um tipo de tradução específica realizada em documentos nacionais que serão enviados para o exterior ou em textos internacionais que precisam ser validados no Brasil. Para isso, os documentos devem ser traduzidos por um tradutor público concursado.

Além disso, os tradutores públicos e intérpretes comerciais só podem atuar na tradução de textos e interpretação no seu estado, conforme estabelecido pela legislação para o exercício das atividades.

Também conhecida como tradução pública, a atividade envolve a tradução de textos na língua portuguesa e em outros idiomas, cuja principal diferença é que ela dá ‘fé pública’ ao documento traduzido, atestando que ele representa uma tradução fiel do documento original.

Desenvolvemos este guia para explicar o que é tradução juramentada, como ela funciona e quando precisa ser utilizada. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Tradução Juramentada: Perguntas Frequentes (FAQ)

É a tradução oficial exigida no país para que os documentos estrangeiros tenham validade no território nacional. Esse trabalho é realizado por um tradutor público devidamente qualificado e concursado para atuar na Junta Comercial do seu estado.

Assim, os documentos em idiomas estrangeiros precisam ser traduzidos pelos chamados Tradutores Públicos e Intérpretes Comerciais (ou simplesmente TPICs) para ter validade legal no Brasil. Portanto, é possível traduzir os seguintes documentos:

  • Contratos
  • Atas
  • Assembleias
  • Documentos Financeiros
  • Estatutos Sociais
    Etc.


Se não for traduzido por um tradutor juramentado, qualquer documento, mesmo que legalizado no seu país de origem, não será considerado legalmente válido no nosso país.

Além disso, a tradução pública permite que os textos sejam reconhecidos em instâncias, tribunais e órgãos ligados aos poderes públicos.

Entenda mais sobre os serviços de tradução.

A lei brasileira exige que qualquer documento estrangeiro que seja enviado às autoridades nacionais precisa estar traduzido de maneira ‘oficial’. Por isso, a tradução juramentada é necessária para dar fé pública a processos que serão apresentados em juízo.

Dessa forma, é importante contratar a tradução juramentada para oficializar qualquer documento internacional no Brasil, e uma pessoa poderá legalizar a tradução de documentos envolvendo:

  • Comprovação de nascimento;
  • Validação de diplomas de nível superior;
  • Legalização de certidões de união estável ou matrimônio.


Veja como a tradução juramentada em inglês funciona.

Para se tornar um profissional de tradução juramentada, a pessoa deve ser brasileira, morar no Brasil e ser concursada para atuar na função. Entretanto, os concursos públicos para tradutor demoram para acontecer.

Os serviços precisam seguir as regras e obrigações da tradução pública e são cobrados de acordo com tabelas oficiais. Além disso, as juntas comerciais dos estados brasileiros têm valores determinados para a prática da atividade em cada região.

Conheça a tradução simultânea

Para ser um tradutor juramentado, é necessário dominar os idiomas, ter habilidades com linguística, cultura e gramática e ser aprovado em concurso público específico.

A BTS Traduções é uma empresa de tradução que oferece os melhores serviços para você realizar a tradução juramentada de um documento. Entretanto, os valores são determinados de acordo com a tabela da Junta Comercial do estado de São Paulo.

Confira os valores tabelados de traduções para o estado de São Paulo

Os serviços da BTS Traduções são realizados por uma equipe qualificada e altamente capacitada. As traduções e interpretações são realizadas por profissionais experientes e com grande competência profissional nos seguintes idiomas:

  • Português;
  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Alemão;
  • Francês;
  • Italiano.

Saiba mais sobre a tradução jurídica.

Depoimentos

Débora Dutra Vieira

Coordenadora Editorial na Editora Aleph

A BTS se sobressaiu não apenas pela qualidade dos serviços prestados, mas pela disponibilidade e empenho em atender as nossas necessidades.