Para traduzir documentos no Brasil de forma juramentada, é preciso que o documento seja preenchido e assinado por um tradutor juramentado fluente em um ou mais idiomas além do português. Isso garante a validade de documentos em língua estrangeira no Brasil e, por isso, pode ser chamada também de tradução pública.
A BTS Traduções conta com os profissionais que podem oferecer esses serviços. No setor empresarial, traduzimos todo o tipo de documentos cuja tradução oficial é necessária ou aconselhada porque confere maior autoridade ao texto.
Entre as documentações que exigem a oficialização desse serviço no Brasil estão: certidões de nascimento e casamento, RGs, passaportes, certidões, históricos escolares, diplomas, contratos, decisões judiciais, procurações e testamentos.
A seguir, sanaremos algumas dúvidas sobre a tradução juramentada.
Em quais casos é obrigatório traduzir documentos no Brasil?
Sempre que uma empresa quiser ou precisar realizar negócios internacionalmente, será necessária uma tradução juramentada de documentos. O processo é legal nacional e internacionalmente e deve seguir as normas estipuladas pelo órgão regulador local.
No entanto, existem ainda algumas outras situações que acontecem com frequência quando uma tradução juramentada deve ser feita. São elas:
- Casamento com estrangeiro: nesta situação, a certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro, RG e demais documentos comprobatórios deverão ser apresentados em tradução pública;
- Pedido de cidadania: os documentos do requerente estrangeiro devem ser todos traduzidos e testemunhados (atas, despachos, procurações, contratos e testamentos que tenham componente internacional também devem ter traduções juramentadas);
- Estudar ou trabalhar no exterior exige a tradução de certidões, históricos acadêmicos, diplomas e outros documentos pertinentes, além da tradução juramentada dos documentos de identificação.
Tradução juramentada feita no Brasil vale no exterior?
Se cumpridos os requisitos para a legalização, o documento brasileiro apresentado no exterior com tradução juramentada tem validade.
O cenário mais frequente nessa situação é que o documento que será entregue em outro país passe primeiro por uma tradução juramentada, e só então, tanto o documento original quanto o traduzido receberão a apostila.
Por se tratar de processos complementares no processo de verificação de documentos entre países, a Convenção da Apostila não elimina a exigência de tradução juramentada. A Convenção da Apostila é um acordo entre países para os documentos terem valor no exterior.
Quem pode traduzir documentos no Brasil
No Brasil, quem faz esse processo é o profissional nomeado tradutor público e intérprete comercial (TPIC), que são pessoas regulamentadas para realizar este tipo de tradução.
Há diversas regras que precisam ser cumpridas, por isso procurar uma agência especializada que possua profissionais capacitados para realizar a tradução é de extrema importância. Afinal, o documento só terá validade se cumprir a legislação de ambos os idiomas e territórios.
Quanto custa traduzir documentos no Brasil?
Para traduzir documentos no Brasil, o valor pode variar entre 100 e 250 reais por lauda, mas é importante consultar os preços de cada estabelecimento que se interessar, pois estes preços não são fixos para todas as empresas e cartórios.
Quer saber mais como traduzir documentos no Brasil? Conte com a BTS Traduções.
Se você quer ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre tradução juramentada e tradução juramentada de documentos estrangeiros, conte com uma empresa de confiança que presta serviços de qualidade.
A BTS Traduções está aqui para fazer a tradução dos seus documentos com segurança. Afinal, este é um processo muito delicado que exige muita atenção, tanto de quem solicita a tradução quanto da empresa que a executa. Leia mais sobre o assunto explorando o nosso site e conhecendo tudo sobre tradução juramentada.