Idioma do site:

Tradução Juramentada de documentos: Saiba quando solicitar o documento 

Normalmente, a tradução juramentada de documentos acontece quando há a necessidade de apresentar algum registro em um idioma diferente do que se encontra o original.  

A tradução juramentada, também chamada de tradução pública, é responsável por garantir a autenticidade desses documentos quando necessários em uma língua estrangeira e precisam ser utilizados oficialmente, como certidões, históricos, sentenças e processos judiciais.  

Para isso acontecer, é preciso encontrar um tradutor capacitado, habilitado em um ou mais idiomas além do português, e que atue oficialmente como tradutor juramentado. Logo, encontrar uma agência renomada de tradução pode ser sua melhor opção. 

Por isso, vamos te explicar mais detalhes sobre como funciona a tradução juramentada de documentos e onde é possível realizá-la. Acompanhe a leitura! 

O que é e como funciona a Tradução Juramentada? 

Como mencionado, a tradução juramentada é utilizada para garantir autenticidade para documentos em idioma estrangeiro. Ela deve ser realizada e assinada por um tradutor habilitado, para conferir credibilidade ao texto. 

Por se tratar de documentos oficiais, é necessária uma empresa/profissional habilitado(a), que comprove e ateste a veracidade dos documentos e das informações contidas. 

O trabalho de traduzir documentos no Brasil é regido pelo Decreto Federal de 1943, que estabelece a existência e necessidade de tradutores juramentados, aprovados em concurso público, que possuem fé pública para a sua realização.  

Quando usar Tradução Juramentada? 

Ela se faz necessária quando um cidadão ou empresa deseja exercer qualquer atividade internacionalmente. Esse processo é válido tanto para o exterior quanto para o território brasileiro.

Então, sempre que for necessário apresentar um documento estrangeiro a uma autoridade brasileira ou brasileira no exterior, é preciso apresentar uma tradução juramentada para haver validação do documento. 

Em alguns casos, como solicitação de cidadania, documentações jurídicas ou estudo no exterior, a tradução juramentada deve ser anexada aos documentos de forma obrigatória.  

Quais documentos precisam de Tradução Juramentada? 

Os documentos mais comuns para tradução juramentada no Brasil e no exterior são:  

  • documentos pessoais e escolares;
  • atestado de antecedentes;
  • cartas e carteira da OAB; 
  • carteira de habilitação e carteira de trabalho;
  • carteira de vacinação;
  • certidão de nascimento, casamento, união estável e divórcio;
  • certidão de emancipação;
  • certidão de óbito; 
  • comprovante de residência;
  • documentos previdenciários;
  • exames médicos. 

Além disso, precisam de tradução juramentada de documentos: extratos bancários, passaportes, contratos, decisões judiciais e laudos arbitrais.

Onde fazer Tradução Juramentada de documentos? 

Como dito anteriormente, para fazer uma tradução juramentada, é exigido um tradutor habilitado em mais de duas línguas e intitulado por uma Junta Comercial Brasileira, como determina a lei. 

Aqui, na Business Translation Service (BTS), você encontra profissionais capacitados para realizar sua tradução. A BTS foi fundada em São Paulo, em 1995, firmando-se como uma das mais conceituadas agências brasileiras de tradução, com uma notável carteira de clientes no país e no exterior. 

Conte com a BTS Traduções para saber mais sobre a tradução juramentada de documentos

Uma das empresas mais conceituadas no ramo da tradução, a BTS já produziu milhares de documentos sobre os mais diversos assuntos, desde tradução juramentada de contratos, questões jurídicas, até declarações escolares. Nossas maiores áreas de concentração são: business, finanças, seguros, informática (TI), telecomunicações, médica, engenharia e jurídica. 

Se você está precisando dos serviços de tradução juramentada de documentos, basta continuar no nosso site, preencher seus dados e informações como idiomas e o tipo de tradução que precisa e escolher a data para recebimento. 

Você também pode gostar

× Como podemos ajudá-lo?