Idioma do site:

Google Translate chega ao iPhone e impressiona

O Google anunciou na terça-feira (8) a liberação do novo aplicativo Translate para iPhone e iPod touch na App Store. O software permite o reconhecimento por voz de 15 línguas para a tradução para mais de 50 idiomas. E sim, o português está na lista, tornando-o muito útil para brasileiros em viagens internacionais.

Na verdade, a função de tradutor online estava disponível para o iPhone desde agosto de 2008, quando o Google lançou a versão HTML5 (que dispensa o uso do plugin Flash, do qual os aparelhos iOS são “alérgicos”). A grande diferença é mesmo a implantação do sistema de traduzir por voz. Basta pressionar o botão de microfone ao lado da caixa de texto e falar.

Tão útil quanto é a oportunidade de escutar o resultado da tradução. O aplicativo oferece suporte de voz a 23 idiomas, incluindo português, inglês, japonês e chinês (simplificado e tradicional). Para ouvir, basta clicar no botão (que é pequeno demais, por sinal) com o falante à direita da palavra traduzida. O mesmo sintetizador de voz presente na versão desktop é utilizado, com resultados bastante satisfatórios.

Soletrando

O Translate possui um algoritmo surpreendentemente eficaz. Em testes executados pelo Tech Tudo, o app reconheceu perfeitamente não só frases em português, mas também em inglês e alemão – mesmo considerando o sotaque brasileiro. O único porém foi com nomes próprios, que em idiomas como japonês acabam ganhando a forma soletrada – em vez de “Maria” ele fala “m – a – r – i – a”.

O programa ainda oferece o modo tela cheia, para facilitar a demonstração para outras pessoas do texto traduzido. Basta clicar no pequeno botão do meio, em forma de caixa com setinhas. É possível também visualizar resultados de dicionário para palavras isoladas e acessar traduções “favoritas” em modo offline. Os textos podem ser romanizados como Pinyin e Romaji (para facilitar a leitura na hora de traduzir para o japonês, por exemplo).

Google Translate está disponível na App Store do mundo inteiro e pode ser baixado clicando aqui. A compatibilidade é com o iOS na versão 3.0 ou superior e funciona tanto no iPhone quanto no iPod touch (necessário o microfone, caso queira tentar a tradução por voz). Uma versão do aplicativo com os mesmos recursos já está disponível para Android desde janeiro.

Via: Official Google Blog

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/02/google-translate-chega-ao-iphone-e-impressiona.html

Você também pode gostar

× Como podemos ajudá-lo?