Logo BTS Empresa de Tradução

Tradutor Jurídico: saiba o que observar ao contratá-lo

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Tradutor-Jurídico_-saiba-o-que-observar-para-contratar

Procurando um tradutor jurídico? Confira essas dicas!

As pessoas pensam que os documentos jurídicos são utilizados exclusivamente em tribunais, mas não percebem que até mesmo as suas vidas diárias são reguladas pelas leis.

Por exemplo, quando pessoas de diferentes países estabelecem uma parceria comercial, é preciso traduzir o contrato para vários idiomas.

Em uma situação como essa, as empresas precisam recorrer a uma empresa de tradução, pois somente com a ajuda de especialistas qualificados é possível que todas as partes envolvidas entendam um documento.

O processo de assinatura de um acordo pode ser conduzido sem problemas graças a traduções precisas. No entanto, como a terminologia jurídica é única, nem todos podem ter a proficiência adequada ao lidar com documentos como acordos e contratos. Somente alguém com a qualificação e a experiência adequadas conseguirá traduzir a terminologia jurídica com precisão.

Tradutor jurídico: o que observar?

Sempre que alguém necessita de um serviço de tradução, deve fazer uma pesquisa antes de selecionar uma empresa. Você deve escolher a empresa que ofereça tradutores jurídicos na sua equipe e possa fornecer traduções de documentos de alta qualidade.

Além disso, aqui estão alguns fatos que você deve se lembrar:

Quem pode fornecer serviços de tradução jurídica

  • Intérprete vs. Tradutor: lembre-se de que um intérprete habilidoso só pode realizar serviços de interpretação jurídica. Ele não poderá fornecer traduções certificadas e outros serviços jurídicos. Portanto, contrate um tradutor jurídico para obter as melhores soluções possíveis.
  • Especialização: Um tradutor jurídico também deve ser um especialista. O simples fato dele estar familiarizado com a sua área de atuação não é suficiente. Ele também deve dominar o idioma de destino.
  • Glossários: Todos os documentos oficiais e jurídicos, de apostilas a provas registradas, têm uma linguagem especial. Se você criar um glossário de termos para o tradutor jurídico, ele poderá desenvolver o trabalho de maneira muito mais assertiva.
  • Conhecimento jurídico: Quer você precise de uma interpretação ou tradução jurídica, deve contratar alguém que tenha a qualificação adequada para que possa entender a jurisprudência. Alguém que não saiba nada sobre ordenamento jurídico e sobre o funcionamento dos tribunais talvez não possa ajudá-lo.
  • Tipo de documento: Há diferentes tipos de leis, razão pela qual também existem diferentes tipos de documentos. Se você precisar de ajuda com as leis de imigração, precisa encontrar o tradutor certo. É melhor informar a empresa de tradução sobre suas necessidades ao entrar em contato com ela.
  • Idioma e jargões corretos: Se você precisa de traduções para o inglês ou espanhol, é melhor se certificar de que o tradutor jurídico saiba qual versão do idioma você está procurando. O inglês americano é diferente do inglês britânico e isso é algo importante para a tradução.
  • Verifique as referências: Ter a indicação de uma empresa de tradução pode ser crucial na hora da sua escolha. Você pode obter informações importantes sobre uma empresa de serviços de tradução lendo depoimentos de clientes no seu site. Uma empresa com atuação transparente e profissional sempre trará segurança.

Essas medidas ajudarão antes e durante a contratação da empresa de tradução. Ainda está com dúvidas?

A BTS está pronta para ajudá-lo! Com experiência, tecnologia, uma equipe competente e um atendimento consultivo, somos a escolha certa!

Entre em contato e saiba mais!

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp