Logo BTS Empresa de Tradução

Tradutor Jurídico: como escolher corretamente

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Tradutor-Jurídico-como-escolher-corretamente

O serviço do Tradutor Jurídico para o público em geral não é uma modalidade tão conhecida de tradução. No entanto, a atuação dos tradutores jurídicos é muito importante. Para confirmar esta informação, basta entender a sua própria denominação.

Um Tradutor Jurídico pode realizar diversos serviços envolvendo documentos e cenários legais, de julgamentos à tradução “simples” de documentos que serão utilizados em um determinado processo judicial. Ele também pode estar envolvido na Tradução Juramentada, que também envolve documentos jurídicos, dando “fé pública” às traduções para que elas tenham validade legal. 

E, certamente, é importante mencionar que nem todos os tradutores jurídicos podem fazer a tradução juramentada, pois ela é utilizada apenas em documentos que necessitam de “fé pública”, que nada mais é do que uma “certificação” atestando que a tradução espelha fielmente o documento original, para que ela possa ser usada em diversos processos, inclusive para ter validade no exterior.

A tendência é que a profissão do Tradutor Jurídico seja cada vez mais utilizada, uma vez que o conhecimento da população sobre temas jurídicos vem crescendo a cada ano. 

Portanto, visando ajudá-lo nesse processo, vamos mostrar neste artigo como escolher um Tradutor Jurídico corretamente. Confira!

Como escolher um Tradutor Jurídico corretamente?

Para a escolha de um Tradutor Jurídico, há pontos muito importantes a serem observados para que você ou sua empresa evitem grandes prejuízos, já que, conforme mencionado anteriormente, os serviços prestados por um Tradutor Jurídico podem ser utilizados para se defender em um processo importante e, inclusive, condenar ou absolver pessoas em julgamentos.

Veja agora quais são estes pontos:

  1. Tradutor Jurídico em processos trabalhistas: muitas empresas, ainda que atuem sempre dentro da lei com seus funcionários, sofrem processos trabalhistas frequentemente. Verifique se o Tradutor Jurídico presta serviços para esta área, já que ele é o único que pode auxiliar sua empresa neste tipo de tradução;
  1. O Tradutor Jurídico é Juramentado? Como estamos tratando de documentos jurídicos aqui, um Tradutor Jurídico Juramentado auxiliaria não apenas no que chamamos de tradução simples, mas também na validação destes documentos no âmbito nacional e internacional (a famosa “fé pública) que foi mencionada no artigo;
  1. Editoração: além de contratar um Tradutor Jurídico, também é necessário saber se há necessidade de editoração do arquivo. Esse ponto é importante pelo fato de que, em muitos processos jurídicos, há a necessidade de uma formatação ou configuração especial dos arquivos. Portanto, é essencial observar este ponto antes de contratá-lo.

Mas onde encontrar um Tradutor Jurídico com todas essas qualificações?

Essas qualificações de um Tradutor Jurídico, somadas, garantem um serviço de tradução com a maior qualidade possível.

E a BTS pode oferecer todas elas!

Além de disponibilizar uma equipe de tradutores jurídicos especializados para a sua empresa, oferecemos um excelente processo de controle de qualidade, que consiste na supervisão e acompanhamento de todas as etapas da tradução, realizadas por um Gerente de Projetos, além do uso de revisores independentes.

Isso é essencial na tradução jurídica, já que qualquer erro, por menor que seja, pode prejudicar os objetivos da sua empresa.

Precisa de um Tradutor Jurídico? Entre em contato com a BTS!

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp