Traduções de marchinhas são sucesso entre turistas

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Os turistas estrangeiros que estão no Rio também descobriram e adoraram as marchinhas. As versões feitas por um professor de inglês viraram sensação primeiro na internet e, depois, neste carnaval.

Você conhece a melodia, mas, no refrão, sai a Maria Sapatão e entra a “Mary Massive Shoes”.

Um professor de inglês, cantor e compositor criou as versões. Começou com o hino do flamengo. O clip bombou na internet.

Com o Rio cheio de turistas, os shows promovem a aproximação entre os sucessos tradicionais e os estrangeiros, que cantam e deliram.

Nas apresentações da banda, o público é convidado a imaginar que está em um baile de carnaval da cidade de Nova Orleans e Bragança, que fica na fronteira do Brasil com os Estados Unidos. É neste lugar inventado que as marchinhas ganham o idioma do Tio Sam.

“A maioria deu para ficar bem próximo do original. Ao mesmo tempo eu acho que para os brasileiros também é engraçado ouvir as traduções, ver como elas ficaram”, afirmou o professor de inglês e compositor Leandro Moreira de Oliveira.

Autoridade nacional em marchinhas, João Roberto Kelly, conferiu as mudanças nas composições dele como “Cabeleira do Zezé”.

“Eu gostei muito”, observou João Roberto Kelly.

Fonte: http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1493497-16021,00-TRADUCOES+DE+MARCHINHAS+SAO+SUCESSO+ENTRE+TURISTAS.html

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp