Logo BTS Empresa de Tradução

Traduções britânicas do espírito carioca

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

A série “River of January — o Rio de Janeiro visto pelos seus escritores” pretende traduzir para o inglês 12 obras da literatura brasileira que caracterizem o espírito carioca dos últimos 200 anos. A tarefa ambiciosa está sob a responsabilidade do tradutor inglês Mark Carlyon, que, depois de morar 32 anos na cidade do Rio, mudou-se para um condomínio no meio do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Itaipu, buscando tranquilidade para trabalhar.

O terceiro livro da coleção, “Casa velha”, de Machado de Assis, foi lançado no dia 25 de abril, na Academia Brasileira de Letras, e Carlyon já trabalha no quarto: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, a ser lançado no segundo semestre.

— Não é por desconhecer a língua portuguesa que leitores de outras partes do mundo devem perder a oportunidade de ler essas obras. A preocupação fundamental é torná-las acessíveis — explica, acrescentando que os livros trazem em paralelo textos em português e em inglês, o que contribui para o aprendizado de ambas as línguas.

< Leia a íntegra da reportagem no GLOBO-Niterói deste sábado ou na edição digital (serviço exclusivo para assinantes) >

Siga o Bairros.com no Twitter: @Bairrospontocom.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/04/30/traducoes-britanicas-do-espirito-carioca-377512.asp

4.7/5 - (7 votes)

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp