Tradução Financeira: confira 5 documentos em que ela pode ser utilizada

Sobre o autor

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Tradução-Financeira-confira-5-documentos-em-que-ela-pode-ser-utilizada

Sobre a Tradução Financeira, aqui mesmo no blog de nosso site, você tem acesso à diversas informações. Essa é uma modalidade de tradução muito procurada pelas empresas, com intuito de auxiliar nas reuniões, contato com clientes ou colaboradores que estão no exterior, além de documentos financeiros.

Os documentos financeiros são, basicamente, todos os documentos que se englobam na área financeira, como demonstrações, prospectos, entre outros.

Fato é que, se antes se pensava que a Tradução Financeira só poderia ser feita em reuniões, conferências ou algo do tipo, hoje o pensamento mudou. Com a globalização do planeta, um dos primeiros pontos a serem impulsionados foi o financeiro, já que desde sempre tratamos de dinheiro em todos os países.

Assim, foi necessária a evolução da Tradução Financeira neste âmbito, que atualmente pode ser utilizada em qualquer processo que o envolve.

Dito isso, te mostraremos agora os cinco principais documentos em que a Tradução Financeira pode ser utilizada! Acompanhe:

1- Demonstrações Financeiras

A Tradução Financeira é essencial em uma demonstração deste tipo, que nada mais é que um relatório contábil, tendo o intuito de detalhar e mostrar como está a área financeira de uma empresa. Baseando-se nesse documento e nas informações fornecidas por ele, é possível também investir melhor no que pode dar certo, além de obter um melhor gerenciamento das etapas do negócio. Por isso, principalmente quando a empresa é uma multinacional ou recebe esses documentos do exterior, é importante que a Tradução Financeira seja feita por uma agência competente.

2- Contratos Financeiros

Para que vínculos sejam estabelecidos com clientes, colaboradores ou até fornecedores, são utilizados contratos financeiros. Através deles, claro, podem existir resultados de despesas ou receitas. Aqui, a Tradução Financeira tem a sua importância justamente no momento em que estes contratos são lidos e assinados, já que contratante e contratado podem, literalmente, não falar a mesma língua.

3- Prospectos Financeiros

A Tradução Financeira feita nos prospectos age da seguinte maneira: imagine que você tem uma empresa e acaba de conseguir uma reunião com possíveis investidores; porém, eles são de outra nacionalidade e não sabem nada sobre a sua língua. Portanto, para que sejam exibidos os prospectos com perfeição, mostrando os pontos importantes e riscos do investimento, a Tradução Financeira é imprescindível.

4- Auditoria Financeira

A principal função de uma auditoria financeira é fazer com que sejam reconhecidos e apontados erros, incompatibilidades e até mesmo inconsistências nas demonstrações que são exibidas aos investidores ou diretores. Aqui, assim como acontece nos prospectos, a Tradução Financeira ajuda a gerar mais clareza nessa apresentação, para quem não fala a língua.

5- Relatórios Anuais

Os relatórios anuais estão presentes em empresas de qualquer área que conhecemos. Por isso, é claro, o mercado financeiro não iria deixar de fazê-los. Quando este relatório é apresentado a todos os funcionários, diretores e investidores, fica claro que há a necessidade de uma Tradução Financeira, deixando todos com 100% de entendimento sobre o que ocorreu no último ano.

Tradução Financeira é com a BTS!

Lendo este artigo, foi possível perceber que a Tradução Financeira é utilizada em documentos importantes do mercado, auxiliando em reuniões que podem decidir o futuro de uma organização.

Sendo assim, caso precise de uma agência de tradução, é necessário que ela tenha o mais alto nível de qualidade em sua equipe de tradutores, além de um atendimento consultivo, somado a uma experiência de muitos anos.

Parece difícil, não é mesmo? Mas essa agência é a BTS!

Entre em contato conosco para ter o melhor em Tradução Financeira para a sua empresa.

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp