Talvez esse seja o último passo da globalização: a compreensão internacional do que está sendo dito. Porém, muitos podem pensar que esse processo consiste em ensinar uma única língua para todos os seres (como está acontecendo com o inglês, tanto que a China, hoje, é o país com mais falantes da língua inglesa no mundo). Talvez não seja essa a melhor solução, visto que língua é cultura, e cultura não pode existir apenas uma.
Assim, a Samsung está desenvolvendo um novo conceito. Já muito sonhado, principalmente em filmes de ficção científica, é o conceito de tradução em tempo real do que está sendo dito por outra pessoa. Quem não gostaria de entender uma língua em qualquer lugar que for no mundo, mas sem a necessidade de decorar a gramática?
Para isso, a empresa estuda uma tela AMOLED, transparente, chamada Real Translator. Você a segura com uma mão e, enquanto a outra pessoa vai falando, o aparelho vai traduzindo para a língua que você escolher. Claro, ainda existem alguns empecilhos que precisam ser estudados.
O que pode dificultar o projeto é a qualidade da tradução. Gírias locais, sotaques, problemas de dicção do interlocutor, a velocidade com a qual o outro fala, entre outros. Entretanto, trata-se de um conceito interessante, pois o design do aparelho é cult e ao mesmo tempo portátil, podendo até, futuramente, funcionar como um aplicativo em smartphones.
Via: Ubergizmo