Polícia americana “negligencia” terrorismo por falta de meios

Sobre o autor

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

FBI não analisa um terço dos documentos eletrônicos que possui

Da France Presse

A polícia federal americana não tem condições de analisar um terço dos documentos eletrônicos que possui e um quarto dos de áudio – parte de sua atividade antiterrorista – por falta de tradutores em número suficiente, revela um relatório.

O texto, do inspetor-geral do Departamento de Justiça americano, Glenn Fine, considera que “não estudar estes documentos aumenta o risco de o FBI não detectar uma informação em sua posse que poderia ser fundamental na luta contra o terrorismo”.

O inspetor-geral afirma que “100% dos 4,8 milhões de páginas de texto em idioma estrangeiro” recolhidos pelo FBI são examinados mas que, em troca, “14,2 milhões de um total de 46 milhões de e-mails” (31%) não o são, o mesmo acontecendo com 1,2 milhão de 4,8 milhões de horas (25%) de documentos em áudio em sua posse.

Citando as mesmas críticas formuladas num relatório precedente sobre a questão, em 2004-2005, Fine revela que o número de tradutores foi reduzido de 1.338 em março de 2005 para 1.298 em setembro de 2008.

O inspetor também lamenta o tempo gasto para contratar um tradutor, que pode ser de até 19 meses – o necessário para que obtenha as autorizações necessárias para manipular documentos secretos.

Copyright AFP – Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/policia-americana-negligencia-terrorismo-por-falta-de-meios-20091027.html

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp