Oscar de pior título em português

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Não sou adepto de traduções literais para títulos de filmes estrangeiros. “Bravura indômita”, por exemplo, é um título bonito, tem tudo a ver com o filme e é uma tradução livre do original americano, “True grit”. Mas é impossível achar que “Minhas mães e meus pais” seja um título adequado para “The kids are allright”. Não vejo problema aí em se traduzir literalmente, como foi feito em Portugal, onde o filme se chamou “Os miúdos estão bem”. Essa leva do Oscar tem a safra de piores títulos em português de todos os tempos. Parece uma competição para o Oscar de  título mais inadequado.

“O vencedor” como tradução de “The fighter” é um desastre. O título em português entrega o fim do filme e diminui a grandeza da personalidade do protagonista. Quem pode ter achado que “A origem” seria um bom título para um filme que, originalmente, se chama “Inception”? A estreia aqui de “Blue valentine” só vai acontecer em junho, mas quem quiser conferir a interpretação que valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz para Michelle Williams vai levar um susto ao se deparar com o clima de depressão que cerca um filme que tem o título de “Namorados para sempre”. Parece uma comédia romântica, não? Pois, vá ver.

Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2011/02/26/oscar-de-pior-titulo-em-portugues-365589.asp

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp