Nem tradutor de Kaddafi aguenta discurso sem-fim na ONU

Sobre o autor

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Tradutor oficial abandona o trabalho aos 75 minutos do discurso do líder da Líbia na ONU.

Segundo o jornal “New York Post,” nem o intérprete oficial de Muammar Kaddafi aguentou traduzir para o inglês os 94 enfadonhos minutos do seu discurso.

A equipe diplomática de Kaddafi, que se recusou a usar um dos 25 tradutores de árabe para o inglês da Organização das Nações Unidas, alegou que o líder da Líbia discursaria num dialeto raro, por isso precisaria de um intérprete próprio.

O resultado foi o seguinte: 
“Eu não aguento mais,” teria dito ao vivo no microfone da ONU o tradutor oficial aos 75 minutos de discurso, e abandonado o pódio. Ele foi substituído por um funcionário da ONU.

Segundo as regras da ONU, um chefe-de-estado só teria direito a discursar por 15 minutos – Kaddafi excedeu o limite em 6 vezes – e que o intérprete só tem o dever de traduzir até os 40 minutos.

Apesar do papelão feito essa semana, Muammar Kaddafi não proferiu o discurso mais longo da história da ONU. Na verdade, nem chegou perto.

Em janeiro de 1957, o líder indiano V. K. Krishna Menon falou durante 8 horas para o Conselho de Sergurança da ONU, num discurso em defesa da posição da Índia nos conflitos de Kashimir.

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/brasilcomz/posts/2009/09/27/nem-tradutor-de-kaddafi-aguenta-discurso-sem-fim-na-onu-227073.asp

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp