Logo BTS Empresa de Tradução

Google deve lançar telefone com tradução em tempo real

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Desafio do serviço é lidar com reconhecimento de voz e sotaques diversos

Atender a ligações estrangeiras vai deixar de ser uma situação embaraçosa para quem não domina o mesmo idioma de quem fez a ligação. O Google está desenvolvendo um recurso de tradução em tempo real para telefones celulares.

A tecnologia permite que o telefone funcione como um intérprete. A maior experiência do Google nessa área é o serviço online de tradução de textos e páginas da internet. O Google Tradutor está disponível em 52 idiomas.

Franz Och, chefe de serviços de tradução da companhia, disse ao jornal britânico Daily Mail que a novidade vai ser cada vez mais aperfeiçoada.

– Claramente, para que a tradução por voz funcione bem, você precisa de uma combinação entre tradução automática de alta precisão e um bom reconhecimento de voz. É nisso que estamos trabalhando. E deve funcionar bem em alguns anos.

David Crystal, professor de linguística da Universidade de Bangor, no Reino Unido, diz que o problema da rapidez da fala e variedade de sotaques pode ser insuperável.

– Atualmente, nenhum sistema consegue resolver isso.

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/google-deve-lancar-telefone-com-traducao-em-tempo-real-20100208.html

 

5/5 - (1 vote)

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp