Google desiste de várias APIs, inclusive a de tradução

Sobre o autor

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Mais de dez APIs do Google estão com os dias contados. Esses recursos, que tanto ajudam os desenvolvedores a criar novas e interessantes aplicações, serão encerrados até o fim do ano. Entre várias APIs, a mais importante possivelmente é a Translate API, que permite (permitia?) acionar a tradução automática do Google para variados conteúdos.

O Google não deu muitos detalhes sobre o fim da Translate API. Em sua documentação para o recurso, a empresa diz somente que houve um impacto substancial causado pelo “abuso extensivo” da Translate API. “O número de requisições que você pode fazer por dia será limitado”, alerta a companhia, que decidiu encerrar totalmente o suporte à Translate API em 1º de dezembro de 2011.

Infelizmente o Google não quis fornecer mais detalhes sobre o que de fato vinha acontecendo com a Translate. A empresa se limita a dizer que houve abuso, sem detalhar quais.

De qualquer forma, o Google Tradutor (ou Google Translate, como preferir) continuará funcionando e recebendo melhorias. Somente a ferramenta de tradução para aplicativos de terceiros que será desativada pelo Google. Fica a recomendação de que os desenvolvedores e internautas utilizem o elemento web do Google Translate para habilitar a tradução de páginas da web.

Outras APIs que serão finalizadas em breve são: Blog Search API, Books Data API, Book JavaScript API (versão antiga), Image Search API, News Search API, Patent Search API, Safe Browsing API (versão 1), Transliterate API, Video Search API e Virtual Keyboard API.

Fonte: http://tecnoblog.net/66574/google-translate-api/

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp