Logo BTS Empresa de Tradução

Como funciona a Tradução Simultânea?

Sobre o autor

BTS: Luiz Fernando Casanova Doin

Luiz Fernando Casanova Doin

é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

Como funciona a Tradução Simultânea BTS

Quer saber como a Tradução Simultânea funciona? Leia este artigo e, no final, saberá qual é o melhor lugar para realizá-la na sua empresa!

No mercado de traduções, existem algumas “vertentes”, como a tradução juramentada, jurídica ou técnica. Porém, em um determinado momento, houve a necessidade de um tipo diferente de tradução. Até esse momento, todos pensavam ser incrível a possibilidade de existir uma tradução que pudesse ser realizada ao mesmo tempo em que o interlocutor está falando.

Atualmente, essa solução existe, e podemos vê-la quase sempre na TV ou nas rádios, estando também presente em reuniões e palestras: o nome dela é Tradução Simultânea!

Para explicá-la, precisamos primeiramente entender que há uma diferença principal entre Tradução Simultânea e tradução consecutiva: a Tradução Simultânea é aquela realizada em tempo real, quando o tradutor traduz o que está sendo falado pelo palestrante praticamente no mesmo tempo em que ele está falando.

Já a tradução consecutiva, é uma tradução realizada com pausas, de maneira que o tradutor escute o palestrante durante algum tempo, tome notas e posteriormente transmita o que ele disse.

Como a Tradução Simultânea funciona?

Para contextualizar a Tradução Simultânea, é necessário que você saiba quando ela surgiu, que foi logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, muitos indivíduos, na sua maioria nazistas que foram derrotados em combate, tiveram de ser julgados pelos crimes que praticaram.

Dessa forma, a tradução consecutiva era utilizada em cada um dos processos, para fazer com que todos pudessem entender o que estava acontecendo. No entanto, este processo era extremamente demorado, considerando o tempo necessário para o tradutor anotar e repassar o conteúdo aos participantes do julgamento, além do tempo demandado para a própria tradução.

Assim, surgiu a necessidade de se utilizar a Tradução Simultânea.

A Tradução Simultânea nada mais é do que, como já foi falado, um tipo específico de tradução. Para realizá-la, há alguns equipamentos essenciais:

  • Fones de ouvido;
  • Microfones;
  • Cabine à prova de som;
  • Sistema de som.

Somente com eles é possível que a tradução seja realizada com um áudio limpo e claro para todos os participantes.

As cabines precisam ter espaço para pelo menos duas pessoas, uma vez que, normalmente, dois tradutores são utilizados, por conta da longa duração dos eventos e do cansaço gerado por estar praticamente falando e ouvindo o palestrante ao mesmo tempo. Portanto, há um revezamento.

A principal vantagem da Tradução Simultânea é a possibilidade de realizar traduções para mais de um idioma por vez, o que auxilia muito em uma palestra onde os espectadores e convidados falam mais de dois idiomas diferentes. Neste caso, mais de dois tradutores seriam utilizados.

O melhor em Tradução Simultânea está na BTS!

A BTS, com seus mais de 20 anos de experiência, oferece o que há de melhor em Tradução Simultânea.

Os equipamentos mencionados acima podem ser alugados com a BTS, e também oferecemos a montagem e desmontagem dos equipamentos e um técnico responsável durante a tradução, para que sua empresa se preocupe apenas com os detalhes do seu evento.

Que tal contar com a qualidade da BTS em Tradução Simultânea para sua empresa?

Fale conosco!

Compartilhe esse Post:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp