É fácil esculhambar o Google Tradutor!

É fácil esculhambar o Google TradutorO portal cifraclubnews.com.br publicou ontem (09/08/2011) a seguinte notícia:Google diz que Aviões do Forró são os Black Eyed Peas.

Em resumo, se você digitar Aviões do Forró no Google Tradutor e traduzir para o inglês, o resultado é Back Eyed Peas!

Da mesma maneira, se você traduzir “biscoito recheado” para o inglês usando o Google Translate, não vai encontrar a tradução, e sim uma marca de biscoito recheado. Se você gosta da banda islandesa Sigur Rós e quer saber o que o nome significa em inglês, o Google traduz para “Foo Fighters”, o que está errado de muitas formas. E até pouco tempo, traduzir “Lady Gaga” trazia “Britney Spears” como resultado.

Estes bugs mostram como o Google Tradutor funciona (Fonte: Que dicionário o Google Translate está usando pra fazer estas traduções?).

Mas afinal de contas, o que está acontecendo? O Google explica:

Quando gera uma tradução, o Google Tradutor procura padrões em centenas de milhares de documentos para ajudar a decidir qual é a melhor tradução. Ao detectar padrões em documentos que já foram traduzidos por tradutores humanos, o Google Tradutor pode fazer escolhas inteligentes e determinar qual é a tradução apropriada. Esse processo de procurar padrões em grandes quantidades de texto é chamado de “tradução automática estatística”. Como as traduções são geradas por máquinas, nem todas serão perfeitas.

A notícia do portal cifraclubnews.com.br esclarece:

COMO ASSIM?

Não adianta culpar o Google pela brincadeira, já que as traduções da ferramenta são aperfeiçoadas pelos próprios usuários.

Ou seja: Se muita gente disser que “Aviões do Forró” significa “Black Eyed Peas”, o Google vai achar que a tradução está correta.

Fica aí uma dica interessante para esculhambar as traduções do Google Tradutor…



Luiz Fernando Casanova Doin
Autor: Luiz Fernando Casanova Doin
é fundador e sócio-diretor da BTS – Business Translation Services, empresa de tradução sediada em São Paulo com mais de 15 anos de existência e mais de 5.000 clientes atendidos. Formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), é um apaixonado pela área de tradução e um estudioso do setor que procura aliar seus conhecimentos acadêmicos e experiência à prática tradutória.

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