Site em português Site em inglês
BTS - Business Translation Services 11 3289.2289
info@btsglobal.com.br
Google Plus Linkedin Twitter Facebook
Empresa de Tradução com mais de 15 anos e 5.000 clientes atendidos.

Idiomas oferecidos

Tradução para português Tradução para inglês Tradução para espanhol Tradução para italiano Tradução para alemão Tradução para francês
Publicado por Luiz Fernando Casanova Doin, em 08/11/2012, na(s) categoria(s): Notícias.

ranscultura: Conheça o Rap Genius, site que traduz as intrincadas letras do rap americano

Rap sem mistérios

RIO – O sujeito faz curso de inglês, estuda bastante, tudo para conseguir entender as letras das suas músicas favoritas do rap dos EUA. Quando, finalmente, domina o idioma, a surpresa: mais da metade das letras tem tantas piadas e referências internas que se torna incompreensível até para os nativos da língua. Por isso, existem diversas páginas com “traduções”, do inglês para o  próprio inglês, de músicas conhecidas. Poucos tão completos e interativos quanto o Rap Genius.

Quando o fundador da página, Mahbod Moghadam, foi explicar a letra de “Family ties”, de Cam’ron, para o amigo Tom Lehman, descobriu que estava completamente enganado sobre o significado de uma frase sobre “80 buracos numa blusa e está vestido como um jamaicano” (referência a um tipo de camiseta muito usado na ilha, não a farrapos, como ele pensava). Pronto, nascia o Rap Genius, cuja programação foi feita pelo próprio Tom. A página conta hoje com dez mil colaboradores, 200 dos quais são editores, aprovando o conteúdo gerado pelos usuários.

O formato é parecido com o da Wikipedia, permitindo a cada usuário cadastrado dar seus pitacos sobre as letras. Cada frase tem um link próprio e é constantemente debatida pela comunidade. Basta clicar em cima para descobrir os segredos do rap. Mahbod diz que não foi difícil construir a base inicial e que muitos dos colaboradores do começo continuam participando como editores.

– Difícil é manter o crescimento, já que todo mundo quer ser o pioneiro e perde o interesse em seguida – explica. – Editar o Rap Genius é muito trabalhoso.

As “traduções” são tão precisas que têm admiradores entre os próprios rappers.

– O Lupe Fiasco disse que adora as explicações das suas letras. O Lil B e o Childish Gambino já elogiaram, e o Crooked explicou algumas de suas próprias letras.

Mas nem todos entram na brincadeira. Tyler The Creator, do Odd Future, polêmico e comentado coletivo de rap de Los Angeles, seguindo à risca sua marra, usa seu Formspring para dar respostas sarcásticas, que não explicam nada. Ninguém liga, faz parte da mítica não entregar tudo tão fácil. A omunidade do Rap Genius se vira com o que tem.

Utilizando as redes sociais, a ideia vai se espalhando e já surgiu a versão francesa, o Rap Genius France. Em português há letras do rapper angolano Knowledge Kappa. Mahbod aguarda a versão brasileira.

– Ouvi dizer que o hip hop brasileiro é muito bom. Mal posso esperar para a comunidade brasileira do Rap Genius decolar. Se tiver algum fã brasileiro de rap pronto para começar esse trabalho, por favor escreva para mim: mahbod@rapgenius.com. Se der certo, me mudo para o Brasil com certeza! 

Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/03/31/transcultura-conheca-rap-genius-site-que-traduz-as-intrincadas-letras-do-rap-americano-924133864.asp

No Comments »

No comments yet.

Leave a comment